PROJETO CINE ARTS – OFERECE OFICINAS DE DOCUMENTÁRIOS EM CAIRU DE SALINAS DA MARGARIDA

O Projeto Cine Arte Chega à SUA 5 ° Edição, com UMA version dedicada a Formação de para a Produção de documentários los Cairu de Salinas. O Doc Cairu.com E hum Projeto de Pesquisa e Extensão regime los de Cooperação interinstitucional e interdepartamental, articulando Esferas fazer Público Poder, Organizações de da Sociedade Sociedade Civil e Órgãos da UNEB, TEM Como Objetivo de Qualificação de Jovens e Adultos atraves de Cinco Oficinas: Produção , Comunicação e Gestão de Redes Sociais, Realização Audiovisual, Montagem e finalização e holismo Ambiental.

Como Oficinas Gratuitas Serao, com Carga horária de 144h comprovadas com Certificados emitidos Pela PROEX / UNEB. Como Aulas ministradas Serao los Cairu de Salinas na Escola Municipal Januário Eleodorio de Lima, AOS Sábados e domingos UMA Vez POR EEM.

O Doc Cairu.com E hum Projeto Pensado parágrafo desenvolver e circular como Ações fazer Cine Arts Pelo interior da Bahia, Traz UMA Metodologia interdisciplinar com o Intercâmbio de Profissionais de Salvador e de Paulo Afonso Pará o Município de Salinas da Margarida. Como Oficinas Gratuitas atenderão 80 Jovens e Adultos.

Como Inscrições Serao realizadas presencialmente los Ponto Fixo na Secretaria de Cultura de Salinas da Margarida los Horário comercial e also Pelos Agentes Culturais Locais Nos Diversos distritos da Cidade. Os Agentes Culturais sujeitos São fazer Proprio município that JÁ atuam Como mobilizadores NAS Comunidades de pescadores e marisqueiras.

A Formação e estruturante, voltada par a Produção de Curtas documentários, Emprego da internet Como Difusora e Distribuidora de Conteúdos e utilização Desta Ferramenta Para a Comunicação Integrada atraves da Criação de blogs e Gestão de Redes Sociais, de Além de atuar com OS preceitos do holismo e Meio Ambiente, Onde, atuando com UMA Metodologia Ativa e significativa, Cada Pessoa Encontra Identidade, significado e Propósito de Vida atraves de Conexões com a Comunidade e com o Mundo natural.

O Projeto AINDA preve Ações de Cineclubismo, Onde, Participantes OS fazer Projeto Mais como communities envolvidas, Terao ACESSO um Filmes baianos e Nacionais los Espaços Públicos, semper AOS Sábados à Noite Nos dias de aula do Projeto.

O Doc Cairu.com E UMA Realização da Produtora Cine Arts e Apoio Financeiro do Fundo de Cultura da Bahia, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Cultura, Governo do Estado da Bahia, EM Parceria com a Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Pró- reitoria de Extensão – PROEX ea Secretaria Municipal de Turismo e Cultura – Prefeitura Municipal de Salinas da Margarida.

Inscrições Gratuitas

Presencial: Na Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Salinas da Margarida e diretamente Pelos Agentes Culturais Locais Nos Diversos distritos.

Periodo de 11 a 30 de outubro de 2014

Resultado da Seleção Das Fichas: 01 de Novembro de 2014

Seleção presencial: 02 de Novembro de 2014

Início das Aulas: 08 de Novembro de 2014

Inscrições on line: Solicite a ficha através do E-mail: oficinascinearts@gmail.com

INFORMAÇÕES:

Site: www.cinearts.com.br

E-mail: projetocinearts@gmail.com.br

OFICINA DE REALIZAÇÃO AUDIOVISUAL
Período da oficina: Seis meses / Carga Horária: 144h/aula
20 Vagas

Ministrante: Anderson Soares Caldas

Os participantes desta oficina irão estudar:
Como realizar um roteiro de documentário;
Como operar equipamentos – câmeras, iluminação, microfones;
Como Dirigir um documentário, como ser um assistente de Direção e como é o trabalho de um continuísta;

O Objetivo é formar realizadores audiovisuais com propriedade de entendimento da linguagem audiovisual para após a oficina ser capaz de desenvolver seus próprios conteúdos. Cada participante participará de uma das cinco chaves de produção e irá produzir um documentário sobre o município.

Os Conteúdos abordados:
 A História do cinema;
 O que é realização audiovisual;
 Como são realizados os produtos audiovisuais, focando documentários;
 As etapas de uma produção de documentário;
 Roteiro – Narrativa – Linguagem;
 Operação de equipamentos: Câmera, som e Iluminação;
 As Diversas funções na produção de documentários;
 Produção (Decupagem do roteiro, Decupagem técnica diária, etc);
 Set de Filmagem – Locações;
 Finalização de conteúdos produzidos.

OFICINA DE PRODUÇÃO
Período da oficina: Seis meses / Carga Horária: 144h/aula
20 Vagas

Ministrante: Aline Cléa Sousa

Os participantes desta oficina irão estudar:
Como produzir os documentários, as etapas de produção (pré-produção, produção e pós-produção), a função e a importância do produtor para a realização de um filme;
Como distribuir os documentários produzidos para que o mundo os assista;
Como trabalhar em equipe para realizar um filme;

O objetivo é desenvolver a capacidade de realizar produções audiovisuais através de embasamento teórico e da produção de atividades práticas, promovendo a iniciação dos alunos em suas futuras atividades de produção de documentários em suas comunidades. Além de trabalhar a distribuição dos documentários realizados no projeto e sua difusão por meio de cineclubismo (exibição dos filmes em praça pública), Internet, e distribuição dos “docs” em escolas, bibliotecas, festivais e centros culturais.

Conteúdo
• História do cinema Brasileiro;
• Introdução à Linguagem Audiovisual;
• Cadeia produtiva: produção, distribuição e exibição;
• O cinema Nacional e Documentários;
• O papel do Produtor;
• Planejamento, Elaboração de projetos para documentários, Orçamento;
• Captação de recursos, editais e Leis de incentivo Fiscal, Lei do audiovisual;
• Produção Cinematográfica – setores de um set de filmagem e os profissionais da área;
• Prática de produção com a realização de cinco documentários através de uma metodologia interdisciplinar com as demais oficinas do projeto.

OFICINA DE COMUNICAÇÃO E GESTÃO DE REDES SOCIAIS
Período da oficina: Seis meses / Carga Horária: 144h/aula
20 Vagas

Ministrantes: Roberto Salles e Márcio Santos

Os participantes desta oficina irão estudar:
A importância do conhecimento da Comunicação para a Cultura;
Como utilizar corretamente o Marketing Cultural;
A gestão das redes sociais tendo como foco a comunicação, interatividade e marketing; Produção de documentários com trabalho interdisciplinar em equipe com as demais oficinas do projeto Doc Cairu.com.

O Objetivo é trabalhar a comunicação dos documentários produzidos através dos estudantes desta oficina através das redes sociais e da produção de blog dos documentários, além atuar com saberes necessários para a comunicação e o marketing cultural, através de embasamento teórico, e da produção de atividades práticas, promovendo a iniciação dos alunos com as suas novas atividades dentro do município.

Conteúdo
• Comunicação: Como identificar e alcançar seu público alvo;
• Comunicação: Gestão Cultural e o marketing Cultural;
• O Marketing na Captação de recursos;
• Criação e administração de blogs: ferramentas – Blogspot e WordPress;
• Criação e Gestão de perfis em redes sociais – Facebook, Twitter, Whatsapp;
• Assessoria de Imprensa.

OFICINA DE MONTAGEM E FINALIZAÇÃO
Período da oficina: Seis meses / Carga Horária: 144h/aula
20 Vagas

Ministrante: Anderson Soares

Os participantes desta oficina irão estudar:
Montagem de filmes;
Utilização do software Adobe Premier;
Autorar e gravar seus próprios filmes;

Objetivo
Desenvolver a capacidade de realizar a montagem e finalização de imagens de produções audiovisuais através de embasamento teórico e da produção de atividades práticas.

Conteúdo
• História do Cinema;
• Linguagem cinematográficas e as funções dos profissionais no cinema: Qual o papel do editor, montador e finalizador;
• Conhecendo o equipamento e softwares de edição e montagem de filmes;
• As subdivisões do processo edição: montagem do filme em ilha de edição, inclusão de sonoplastia e efeitos sonoros, tratamento de imagens, inclusão da trilha sonora, inserção de caracteres: créditos iniciais, finais e demais itens;
• Interfase e modo de captura digital;
• Cadeia produtiva cinematográfica: produção, distribuição e exibição;
• Caixa de ferramentas, vistas de janelas do filme;
• Linha de tempo, Clips de vídeo.

OFICINA DE HOLÍSMO AMBIENTAL
Período da oficina: Quatro a seis meses / Carga Horária: 144h/aula
Até 80 Vagas (participantes do projeto)

Ministrante: Paulo Alfredo Rocha

O que é e como é a oficina?
Esta é uma oficina transversal. Por adesão espontânea, qualquer estudante inscrito nas demais oficinas poderá participar das atividades dessa oficina.
Basicamente nossas ações serão práticas e vivenciais. Estudaremos juntos o tema meio ambiente e a forma como as pessoas tem se relacionado com a natureza, percebendo suas conseqüências e impactos. A partir desses aprendizados colocaremos em prática algumas ações de promoção da cidadania e consciência ambiental, a exemplo de limpezas das praias, coletas seletivas, descarte consciente, campanhas informativas e educativas nas escolas, residências e estabelecimentos comerciais. E também ações de cultura de paz e desenvolvimento humano com mini cursos de relações interpessoais, psicologia ambiental e organizacional.

Objetivo
Contribuir para o desenvolvimento integral das pessoas ampliando os níveis de conhecimento e embasamento teórico dos estudantes sobre o tema educação ambiental;
Desenvolver ações socioambientais em favor da preservação e conservação do patrimônio ecológico da região;
Fomentar o ativismo ambiental e Implementar iniciativas de promoção da consciência ecológica entre moradores e turistas;
Apresentar subsídios teóricos e práticos para as demais oficinas, especialmente na produção de conteúdos ligados a temática da ecologia humana e gestão socioambiental.
Favorecer o autoconhecimento e instrumentaliza-los com ferramentas necessárias para futura inserção profissional;
Proporcionar aos participantes um momento de reflexão sobre suas vidas e sobre o momento em que estão agora, a fim de reconhecerem e significarem desejos e objetivos para seu futuro.

Conteúdos
• Educação Ambiental;
• Ecologia Humana, Ecopedagogia e Pedagogia da Terra;
• Ecologia e Meio Ambiente e sustentabilidade;
• Conservação e preservação ambiental;
• Identidade, territorialidade e cultura local;
• Problemas socioambientais regionais;
• Formação integral, autoconhecimento, resiliência, ética e cidadania;
• Relações interpessoais e Desenvolvimento humano;
• Projeto de Vida;
• Orientações para construção de Currículo e Networking.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s